sexta-feira, 24 de julho de 2009

Parecia europa

Juro que ontem pensei estar na europa novamente, andando pelo centro de Florianópolis.
Sim, existem prédios antigos e ruas as quais lembram o velho continente, mas não foi essa a razão.
Imagine a cena: chuva, vento gelado “cortando” a pele, poças d’água e os relógios do calçadão assinalando DEZ GRAUS!
Sem contar que a “brisa” ajuda a abaixar a temperatura.
Olha, posso estar errado, mas a sensação térmica era de, no máximo, seis graus.
Pow, Guaita, tu reclamas, hein! Eu? Queixando-me? Ma va...
É só um comentário de como fazia um friozinho considerável na capital de Santa Catarina.

Falando de futebol.
O Palestra perdeu para doze.
“Ciccio”, o senhor Roman inventou um pênalti para o Goiás, que pela madrugada!
Com relação ao segundo gol, sobre um possível impedimento, não questiono. Um lance difícil.
Porém, não foi pênalti e ponto!
Ainda sobre o alviverde. Muricy vem aí.
Parte da imprensa ficou, digamos, “chateada” pela não efetivação do Jorginho no cargo.
Pow, pera lá! Se o presidente Belluzzo e a diretoria deixam o Jorginho no cargo e o Palmeiras começa a perder, o que diria a imprensa?
É, ele ainda não estava pronto. Errou o Palmeiras. Deveria ter trocado antes. Faltou experiência no comando. Blá, blá, blá e blá.
Jorginho mostrou que tem qualidades, permanecerá na comissão do Muricy e o Palmeiras acerta em trazer um treinador de peso – embora ache um absurdo o salário divulgado pelos jornais (500 mil).
Outra coisa.
Senhor Luciano do Valle, antes de começar a partida, disse que alguns torcedores do Palmeiras acham feia a camisa do time com a listra vermelha na manga. Respeito a opinião, mas, GRAÇAS A DEUS, ainda conservam a história de um time que foi OBRIGADO a trocar de nome e, com a listra vermelha criticada, presta uma JUSTA homenagem às cores da bandeira italiana, pois foi daí que surgiu o Palmeiras.
E o passado, a gente não esquece! A gente preserva para as futuras geraçôes!

A respeito de passado, preservar e futuras gerações, estou lendo o livro “Italianos no novo mundo” dos autores: Antonio Sérgio Palú Filho e Susete Moletta.
Estou no início ainda, mas é uma publicação que vale a pena a quem gosta de genealogia e, princpalmente, história da imigração italiana. Além disso, fizeram um resgate da história da família que deixa a gente com aquela inveja boa e, enquanto vou lendo, digo a mim mesmo: ainda farei o mesmo!
Parabéns aos dois.

Va bane, ragazzi.
É isso. Deixo, mais uma vez, um link de um vídeo de uma música italiana e a tradução.
Abbraccio a tutti.

Como precisa ser
(Come deve andare – 883 – álbum 1 in +)


(www.youtube.com/watch?v=11epxBBgTvc)

Eram as férias de Natal
do ano daquele frio insuportável
o meu peugeot con o gelo arrancava
falhava um pouco, partia e parava
me superara um com fifty negro
eu vira que ria tenho certeza
seja de mim que do meu peugeot
assim eu tornara a casa um pouco humilhado
com o gelo que como prego havia entrado
na profundidade do meu orgulho ferido
é então que do nada realizei
o risco de passar a minha vida
em cima de um peugeot que arrancava na subida
enquanto um com o fifty te ultrapassa, ri e vai.

E tudo vai como precisa ser
ou pelo menos assim dizem
e tudo vai como precisa ser
ou pelo menos assim eu desejo.

Fora embora os tempos das maçãs
e chegara o inferno das pêras
amigos que não veria mais
atingidos lá levados na refeição
a uma realidade qua alguns anos depois
teria já recebido o tributo
sozinha ou com as quatro cartas mágicas
e havia aqueles já organizados
em sociedades temidos e respeitados
olhavam com nojo evidente
pessoas com as quais haviam vivido
não era mais tempo de falar
com gente que era assim inferior
rindo de um peugeot na subida que não aguenta.

E tudo vai como precisa ser
ou pelo menos assim dizem
e tudo vai como precisa ser
ou pelo menos assim eu desejo.

E estamos aqui à beira de uma estrada
que sobe, inclinada e acabada
chamam-na de idade da razão
passam lá milhares de pessoa
seu espero de poder fazê-la tod
aolhar para baixo quando chegar lá em cima
mesmo arrancando como aquele velho peugeot.

E tudo vai como precisa ser
ou pelo menos assim dizem
e tudo vai como precisa ser
ou pelo menos assim eu desejo.
E tudo vai como precisa ser
ou pelo menos assim dizem
e tudo vai como precisa ser
ou pelo menos assim eu desejo.

2 comentários:

Alex disse...

Caro Gustavo Marcel Guaita,gostaria de conversar contigo sobre a família Faedda - parece-me pela internet que você pode ter alguns dados. Minha esposa é de Cambará (Família Grandi) e eu estou pesquisando o lado dela da Família. Grato. alex.s.feil@gmail.com

Alex disse...

Caro Gustavo Marcel Guaita,gostaria de conversar contigo sobre a família Faedda - parece-me pela internet que você pode ter alguns dados. Minha esposa é de Cambará (Família Grandi) e eu estou pesquisando o lado dela da Família. Grato. alex.s.feil@gmail.com