sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Història mal contada por Curitiba

Salve, salve, cari amici!

Hoje é sexta-feira, dia daquela pizza e un buon vino (hummmm) e, além das notìcias que postei abaixo, quero deixar registrado a minha opiniao a respeito do, no entender do Consulado Italiano de Curitiba, link falso do agendamento para legalizaçao dos documentos.

Vejam a nota no site: http://www.conscuritiba.esteri.it/

Voltarei no tempo, mais exatamente para o ùltimo domingo, 14. Como é de praxe, acordei, fui ao banheiro, escovei os dentes, tomei um café e liguei o computador – aos piadistas, nao, nao fiz tudo isso ao mesmo tempo.

Pois bem. Comecei minha leitura de e-mails e sites que costumo acessar, dentre eles o de relacionamento Orkut. Ali, em um fòrum a respeito do tema cidadania italiana, li a afirmaçao de um membro que disse ter recebido por correio eletronio uma mensagem que Consulado Italiano de Curitiba reabriu o agendamento.
E logo em seguida perguntou se alguém sabia de algo, pois no site nao havia nada.

O que fiz? Corri para o site do Consulado e cliquei no link “Agende seu atendimento”. Nao abriu o formulàrio, mas uma mensagem: “O aplicativo para o agendamento està temporariamente suspenso por motivos técnicos”. Se voce fizer o mesmo, verà que o aviso ainda é esse.

Retornei ao fòrum e vi, logo abaixo, um link que outro membro havia deixado. Li e passei o mouse por cima para ter a certeza que seria direcionado àquele digitado. Era uma pàgina interna do Consulado de Curitiba (estava no domìnio deles) para, realmente, agendar o atendimento para a legalizaçao dos documentos.
Nossa, que maravilha, pensei.

Dei uma olhada em outros fòruns sobre o tema e vi que a notìcia jà estava no topo das discussoes.
Bom, tentei acessar novamente o agendamento por meio da pàgina principal do site e nada.
Tentei o dia todo e nao consegui. Sò era possìvel, mesmo, com o link direto.

“Serà que abriram por um momento e depois fecharam? Serà que esqueceram de ‘linkar’ a pàgina interna? Uma falha no sistema do Consulado?”
Algumas perguntas que eu me fazia, enquanto acompanhava, sempre por meio do Orkut, a felicidade das pessoas ao saber que Curitiba havia reaberto o agendamento.

Para resumir a història, na segunda-feira, là pelas 22h aqui, na Itàlia, o Consulado soltou aquela nota que està na pàgina principal do site.

Sinceramente, na MINHA opiniao, essa història ainda està MUITO mal contada.
Link falso? Como? O domìnio era do Consulado!
E se era falso, porque ele simplismente sumiu depois dos vàrios telefonemas e e-mails que, certamente, o Consulado em Curitiba recebeu?

Se houve uma falha, seria muito bonito da parte do Consulado assumir e pedir desculpas à todos aqueles que acreditam naquele òrgao.
E se era realmente um falso link, explicar melhor.

Consulado da Itália em SP abre agendamentos para 2009: novamente, a corrida em busca de uma vaga

Com os agendamentos para a legalização de documentos para fins da cidadania italiana completamente preenchidos até dezembro de 2008, o Consulado da Itália em São Paulo abriu, na semana passada, as inscrições para 2009. Conforme informações obtidas por Oriundi, em menos de três dias, o Consulado já havia recebido mais de 3 mil agendamentos.

O agendamento deverá ser feito no site do Consulado, no link “Agendar atendimento”, preenchendo os dados nome, sobrenome, nacionalidade, local e data de nascimento, endereço residencial, escolaridade, telefone e e-mail do interessado, sem a necessidade de informar a respeito da origem exata, de comune ou paróquia, do antepassado italiano transmissor da cidadania.

Os pedidos deverão ser feitos exclusivamente mediante agendamento para a legalização de certidões de registro civil para as pessoas que se dirigem diretamente às Prefeituras italianas de residência ou junto aos Consulados italianos em cuja jurisdição estejam residindo legalmente. Em comunicado publicado no site do Consulado, o cônsul Marco Marsilli ressalta que, em vista do elevado número de pedidos para este serviço, é necessário que sejam evitados, ao máximo, marcações para antecipar ou remarcar agendamentos.

Segundo informa o Consulado, o pedido de agendamento deve ser feito unicamente em nome do interessado (ou seja, o usuário final da documentação) que deverá se apresentar na data fixada para a entrega da documentação junto ao setor URP do Consulado. Cada solicitação deverá corresponder à entrega de documentos de uma só pessoa, ou seja, o agendamento é individual e não vale para demais familiares da pessoa agendada. Caso o agendado não possa comparecer no dia e hora fixados poderá delegar formalmente uma terceira pessoa para a apresentação dos documentos (que deverá mostrar o original da Procuração na data marcada).

Ainda conforme o Consulado, a abertura de agendamento destina-se unicamente ao serviço de legalização de documentos e não será considerado válido para nenhum outro serviço consular. Serão legalizadas exclusivamente certidões apresentadas em original, recentes e com firma reconhecida em Tabelião de Notas de São Paulo – Capital, anexando um comprovante de endereço, original e recente, em nome do interessado (as traduções podem ser feitas também na Itália).

O Consulado aconselha que as certidões sejam apresentadas, pelos interessados, no formato “inteiro teor” e avisa que a entrada no Consulado será permitida mediante apresentação do e-mail de convocação e documento de identidade original válido (RG ou RNE) em nome do interessado ou de seu Procurador.

Fonte: www.oriundi.net

E nem começou direito e o Consulado mostrou que està atento.
Leiam a nota veiculada pelo site do Consolato:


Avisamos aos usuários que, há poucos dias da reabertura dos agendamentos para legalização de documentos para pedidos de reconhecimento da cidadania – contrariando as instruções publicadas neste site e difundidas ao público – foram efetuadas dezenas de pedidos de agendamento todos provenientes do mesmo “despachante". Ao informar que tais pedidos, solicitados pela “Consultoria dAaZ” (contato@consultoriadaaz) em desrespeito às instruções FORAM CANCELADOS, uma vez que impedem ao público o livre acesso ao serviço, aproveitamos a ocasião para lembrar que este Consulado Geral NÃO reconhece nenhuma validade nas afirmações daquelas agências de consultoria que dizem ter um acesso privilegiado aos nossos serviços e proibe a qualquer “despachante” (prestador de serviços) de divulgar possuir direitos diferenciados em relação aos demais usuários. As pessoas que tiveram seus pedidos cancelados poderão acessar o nosso site e providenciar por si próprias a solicitação de seus agendamentos.

Fonte: www.conssanpaolo.esteri.it

Bravissimi!!!!!!

Unificação dos procedimentos no processo de cidadania deve acontecer a partir de outubro

Bom, eu sò acredito vendo, mas é muito bem-vindo um trabalho unificado entre os Consulados Italianos no Brasil. E como sonhar nao custa nada, quiçà, un giorno, os Comuni (prefeituras italianas) se coloquem na pele de quem vem para cà e comecem a fazer algo semelhante...

A simplificação do processo do reconhecimento da cidadania italiana, mediante a unificação dos procedimentos em todos os consulados da Itália no país, deverá entrar em curso a partir de outubro deste ano, por iniciativa da Embaixada da Itália no Brasil. A disposição foi comunicada durante encontro técnico que reuniu, no Consulado da Itália em São Paulo, na sexta-feira (12), o cônsul Marco Marsilli, membros do Comites – Comitê dos Italianos no Exterior - de São Paulo, representantes de Patronatos e do CGIE, e o deputado eleito pela circunscrição Exterior América do Sul, Fabio Porta.

A presidente do Comites, Rita Blasioli Costa, qualificou a reunião como muito positiva, com respostas satisfatórias por parte do Consulado. Segundo ela, além da criação de um roteiro único comum a todos os Consulados no Brasil, a contratação de 33 funcionários para atender a circunscrição de São Paulo, no âmbito do task force, deverão contribuir para diminuir a fila da cidadania, estimada, atualmente, em 380 mil processos. Também foi acertada, no encontro, a retomada dos processos para a cidadania de filhos de italianos, desde fevereiro passado, paralisados nos Patronatos.

A respeito do agendamento das legalizações de documentos para a cidadania italiana, aberto pelo Consulado em São Paulo, na semana passada, foi garantido que as inscrições não sofrerão interrupção a partir de um número máximo de inscritos, como ocorreu em 2007.

Leia, abaixo, o Comunicado do Comites SP a respeito da reunião.

COMUNICATO STAMPA

Presso il Consolato Generale d’Italia di San Paolo (Brasile) si e’ riunita la Commissione “Rapporti con il Consolato” del Comites.

Presenti la Presidente Rita Blasioli Costa, il Console Generale Marco Marsilli, l’On. Fabio Porta e i rappresentanti del Cgie e dei Patronati.

“Task Force” sulla cittadinanza; rapporto con Comites e Patronati; Assistenza sanitaria: questi alcuni dei temi principali oggetto di una lunga e approfondita discussione tra il Comites di San Paolo ed il Consolato Generale d’Italia.

La riunione e’ stata convocata dalla Commissione “Rapporti con il Consolato” del Comites, con una lettera firmata dalla Presidente Rita Blasioli Costa e dal Direttore Segretario Natalina Berto.

Presente all’incontro anche il Consigliere del Comites e Cgie Antonio Laspro, i Consiglieri del Comites membri della Commissione: Giovanni Laspro, Paulo Moretti, Sandra Borghini, Ricardo Olivati e Daniela Dardi, il parlamentare italiano eletto in Sudamerica Fabio Porta e i rappresentanti di tutti i patronati operanti in Brasile.

Con relazione alla cosiddetta “task force”, ossia alla contrattazione straordinaria di un gruppo di impiegati e digitatori per fare fronte al rilevante accumulo di pratiche di cittadinanza presso il Consolato, il Console Marsilli ha annunciato l’avvenuta selezione dei 9 contrattisti locali che dovrebbero presto sommarsi ai quattro (cinque) impiegati di ruolo in arrivo dall’Italia e ai venti digitatori, formando così un gruppo operativo che nei prossimi mesi avrà il compito di smaltire il considerevole arretrato.

Sempre in considerazione dell’avvio dell’operazione “task force” e’ stata concordata con i patronati la possibilità di procedere nei prossimi giorni alla consegna dei processi di cittadinanza dei “figli” di italiani; consegna che sarà quindi sospesa nuovamente proprio in ragione dell’inizio dei lavori della “task force” che dovrebbe nei fatti non rendere più necessaria l’esistenza di corsie preferenziali per l’acquisto della cittadinanza.

A questo proposito il Consolato ha confermato l’avvenuta riapertura delle prenotazioni per la legalizzazione consolare dei documenti; pratica utilizzata soprattutto da coloro interessati a recarsi in Italia per l’acquisto della cittadinanza direttamente ai Comuni.

Con riferimento al cosiddetto nuovo “roteiro”, ossia al vademecum unico dei documenti necessari alla presentazione delle domande di cittadinanza, il Consolato di San Paolo ha comunicato che – rispondendo ad una precisa indicazione dell’Ambasciata – sarà disponibile nei prossimi giorni sul sito internet del Consolato il testo relativo, che varrà per tutti i Consolati italiani in Brasile (fatto salvo qualche piccola differenza relativa alle modalità di consegna dei documenti).

Viene confermato l’orientamento a presentare i documenti nella forma integrale (“inteiro teor”), anche per le cittadinanze presentate presso i Comuni italiani.

La delicata e controversa questione dell’assistenza sanitaria, che recentemente aveva suscitato qualche polemica sulle agenzie di stampa, e’ stata lungamente affrontata dalla Commissione.

Il Console Marsilli ha spiegato i motivi oggettivi per i quali in Brasile sia difficile e spesso impossibile stipulare (così come e’ avvenuto in altri Paesi sudamericani) polizze sanitarie a carattere assicurativo; da qui la scelta di privilegiare le convenzioni di tipo medico e farmaceutico.

La Commissione, così come era stato appena deciso con riferimento alla “task force”, ha proposto e approvato la costituzione di un gruppo di lavoro misto (Consolato, Comites, Patronati) che avrà il compito di migliorare e potenziare le convenzioni e i livelli di assistenza sociale del Consolato per i cittadini meno abbienti, e anche di divulgare in maniera adeguata e completa l’esistenza di dette prestazioni all’interno della comunità italiana.

Fonte: www.oriundi.net

9° Curso Imigração Italiana: dados históricos e pesquisa genealógica

O objetivo do curso, realizado no Memorial do Imigrante, na cidade de São Paulo, é fornecer aos participantes uma visão histórica básica sobre a Itália e o Brasil em fins do séc. XIX e início do séc. XX, além de técnicas para iniciar a confecção de sua própria árvore genealógica, e informações gerais sobre o reconhecimento da cidadania italiana. É destinado a ítalo-descendentes que queiram pesquisar sua própria história familiar, e a quaisquer interessados na imigração italiana.

Alguns pontos do conteúdo:

História da Itália; causas da Grande Emigração/Imigração; a viagem; vida do imigrante: café, fazendas, cidade;

Divisão administrativa atual da Itália, mapas da Itália, aspectos geográficos e culturais;

Nome/sobrenome: origens; registros eclesiásticos e civis, italianos e brasileiros; alterações no Brasil;

O tipo mais simples de gráfico genealógico: a árvore de costado; outros tipos de representação;

Genealogia no computador: programas, pesquisa e intercâmbio de informações via Internet;

Cidadania italiana - o que é? Passaporte: vantagens, mas também deveres. Documentos, passos, prazos;

Bibliografia sobre imigração italiana/café/ferrovias/cidades; Glossário genealógico português/italiano/inglês.

Duração: 24 horas-aula + uma atividade complementar grátis + (por adesão) Viagem Cultural a Santos ou a fazendas de café

Aulas: 4 domingos: 19 e 26 de outubro, 9 e 23 de novembro, das 10 às 12h e das 13:30 às 17:30h. Atividade complementar em São Paulo: data a ser votada em classe. Viagem Cultural (destino a ser votado em classe) no sábado 22 de novembro.

Professor: Virginio Mantesso, Bacharel em História e Genealogista

Local: Memorial do Imigrante - R. Visconde de Parnaíba 1.316; Metrô: Bresser-Moóca, Linha 3, Vermelha (Leste-Oeste), São Paulo.

Valor da inscrição: R$180,00. Para professores com apresentação de comprovante: R$150,00. (Para todos, incluso na inscrição o prato principal do almoço nos dias das 3 primeiras aulas, no Caffé Bistrô do Imigrante).

Professores da Rede Municipal de Educação receberão o Certificado específico para uso na Evolução Funcional.

Como inscrever-se: pelo tel. (11) 6692-1866, Ramal 201 ou 210, de terça a sexta feira, das 10h às 17hs; ou pelo site www.memorialdoimigrante.sp.gov.br; ou pessoalmente (aceita-se cartão de crédito) na loja do Memorial do Imigrante.

Programa detalhado: no site www.imigracaoitaliana.com.br ou pelo email curso@imigracaoitaliana.com.br

Fonte: www.oriundi.net

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Sono innamorato

Buondì, amici!

Sabe, estava relendo algumas postagnes do blog e notei uma coisa: esqueci de escrever que minha cidadania italiana jà foi reconhecida! Hahahahaha.

Brincadeira. Nao relatei porque estou preparando um texto mais elaborado. Mas fica aqui o registro de que o processo terminou dia 4 de agosto.

A sensaçao de assinar o livro de registros e receber a carteira de identidade italiana?
Nao hà uma palavra para descrever o momento, porque dentro da sala da Anagrafe, naquela manha do dia 4 de agosto, me veio em mente um filme da luta que foi para chegar até aqui. Saì do Comune (prefeitura) e a primeira coisa que fiz foi me sentar, orar, agradecer a Deus e pedir proteçao a todas as pessoas que me ajudaram e torceram por mim.

E outra coisa que me deixa contente é saber que meus futuros filhos nao precisarao passar por tudo isso para ter a cidadania italiana deles reconhecida.

Estou feliz e, posso dizer, apaixonado. Sim, innamorato!
Voce quer saber o nome dela?
Hum….

Olha, faz cinco meses que a conheci.
Quando a vi pela primeira vez era noite e estava frio.
Entao nao reparei muito.
Mas percebi que era bela e se fazia respeitar.

Quando o dia clareou e a vi realmente, nossa!
Encantadora.
E’ daquelas que voce olha e esquece das horas.
E quer saber mais: De onde ela vem? Que faz? Onde ela mora?

Ela se revela aos poucos.
Primeiro soube que ela tinha raìzes austrìacas.
Depois que também tinha antepassados venezianos.
Grandes mercadores e pescadores da Repubblica Veneziana.

E eu, que sou aficionado por esse tipo de història
Fiquei mais innamorato.
Os dias, semanas e meses passavam
E eu mais encantado.

Porém, havia uma coisa que queria saber
O significado do nome dela.
Pesquisei
E encontrei.

Hà dois possìveis.
O primeiro de algo que foi feito tres vezes.
O segundo, mercadora.
Mercadora de encantos, eu diria.

Essa é Trieste.
Cidade que me acolheu
E recebeu
Como uma verdadeira mamma italiana.

Aos que nao conhecem essa linda cidade, eis uma belìssima mùsica do grande Sergio Endrigo, acompanhada de um vìdeo.

Buona visione: http://www.youtube.com/watch?v=YDo2EdPQ0Jw

Aqui um outro: http://www.youtube.com/watch?v=R_yOnwNx7xE&feature=related

E a famosa "bora": http://www.youtube.com/watch?v=itcaETv705Y&feature=related

*Bora é um vento catabatico (vento em descida) de proveniencia leste/nordeste, que sopra com particular intensidade especialmente através do Alto e Médio Adriàtico.
A bora mais conhecida na Itàlia é a de Trieste, enquanto na Croàcia é chamada de Segna (Senj). Em Trieste sopram rajadas, ditas em dialeto "refoli", no inverno, e sao denominadas "bora chiara" com a presença de um céu sereno e a "bora scura" com o céu coberto e com nùvens.